Oradores 2018-06-20T14:42:43+00:00

Oradores

Sessão de Abertura

Ana Lehmann
Secretaria de Estado da Indústria

Ana Teresa Lehmann é Secretária de Estado da Indústria do XXI Governo da República Portuguesa. Anteriormente foi Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP), Head of International Business na Porto Business School e Diretora da InvestPorto.

Anteriormente foi Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP), Head of International Business na Porto Business School e Diretora da InvestPorto. Licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com Master of Science e Doutoramento (Ph.D.) em Economia (International Business) pela University of Reading, e pósdoutoramento na Strathclyde University. Tem outras três pós-graduações, duas nas áreas de políticas públicas, em Itália e em França, e em Relações Internacionais pela New York University.

Tem uma carreira de mais de duas décadas como especialista em Investimento Direto Estrangeiro, Internacionalização de Empresas e Políticas Públicas ligadas a estes temas, bem como à Inovação e ao desenvolvimento de Clusters.

Foi Presidente da European International Business Academy (2010), sendo Membro do Board desde 2009 e Fellow dessa Academia desde 2016. Desenvolveu também uma carreira ligada à consultoria a grandes organizações internacionais (OCDE, UNCTAD, Comissão Europeia, etc) e a diversos governos e chefes de Estado, tendo trabalhado em cinco continentes.

Autora de numerosas publicações científicas em revistas internacionais e de livros como o recente Rethinking Investment Incentives: Trends and Policy Options (Columbia University Press, 2016) oradora convidada em expert meetings e conferências internacionais, recebeu diversos prémios de mérito científico e reconhecimento de carreira, e colabora com vários think tanks internacionais.

Keynote Speaker

Manuel Caldeira Cabral
Ministro da Economia

Manuel Caldeira Cabral nasceu em Lisboa, em 1968.
É Deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde outubro de 2015.
É Professor de Economia da Universidade do Minho, desde 2004.
Escreve uma coluna quinzenal no Jornal de Negócios, desde 2007.
Foi representante o Partido Socialista na negociação do quadro comunitário de apoio 2020 (2013-2014).
Foi Investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington, em 2012, em licença sabática.
Foi Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo, entre 2009 e 2011, e Assessor Económico do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo (em 2009).
Foi membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização (2010 e 2011) e da Rede coordenadora da estratégia Europa 2020 (2010 e 2011).
Foi avaliador do Open Budget Questionaire de Timor Leste (2010, 2011, 2012 e 2013) para a International Budget Partnership.
Foi Cooperante do programa da Fundação das Universidades Portuguesas em Timor Leste (em 2004 e 2007).
Trabalhou como investigador em tempo integral no Departamento de Economia da Universidade de Nottingham, como estudante de Doutoramento, com uma bolsa de Doutoramento Praxis XXI.
Foi assistente do Departamento de Economia da Universidade do Minho até concluir o Doutoramento.
Foi assessor na Associação Portuguesa de Seguradores (1991-1992).
Foi Jornalista do Diário Económico e Semanário Económico como trabalhador estudante (1988-91).

Painel Smart Industry

 André Branquinho
Engenheiro de Telecomunicações Wavecom

Licenciado em Física pela Universidade de Aveiro, prosseguiu os seus estudos em Engenharia Electrónica e Telecomunicações. Concluiu o mestrado na Technische Universität Hamburg com foco em processamento de sinal e comunicações wireless. Ainda em Hamburgo, trabalhou na Silver Atena em optimização eléctrica de aviões comerciais modernos. A sua experiência profissional continuou em Portugal na Veniam no âmbito das redes de comunicação veiculares. Posteriormente, juntou-se à Sword Health onde desenvolveu as bases do sistema de quantificação de movimento e liderou durante dois anos a equipa de algoritmos. Está desde 2017 na Wavecom, estando neste momento dedicado ao estudo e desenvolvimento de produtos de rádiolocalização, com foco particular em localização indoor.

Painel Smart Industry

Pedro Nobre
Rac Data Center EMEA Solution Architect da Schneider Electric

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, fez uma pós graduação em SI/TI, com especialização em E-business e concluiu um mestrado na CESAMES – Center Of Excelence on Systems Architecture, Management, Economy & Strategy.

O seu percurso profissional começou na Telecel como Engº de Suporte, passou pela Oni Telecom como chefe da equipa de Operações e depois de Engenharia e passou ainda pela Capgemini Ernst & Young.

Desde 2004 que está na Schneider Electric, atualmente com o cargo de Data Center Senior Solution Architect, com responsabilidade a nível da região EMEA.

Painel Smart Industry

José Alberto Fonseca
Professor e Investigador Instituto de Telecomunicações

José Alberto Fonseca é Professor Associado do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e foi, até 2014, coordenador do Grupo de Sistemas Embutidos do Instituto de Telecomunicações, pólo de Aveiro.

A nível científico trabalha em comunicações industriais para aplicações de segurança crítica, em particular aplicações na área da saúde, veicular e automação. Atualmente foca-se em protocolos e arquiteturas de comunicação sem fios para aplicações na área veicular, estando ligado a projetos europeus nessa área e em colaborações com várias empresas. Detém uma vasta experiência em sistemas e comunicações embutidas em veículos. Orientou Doutoramentos em Portugal e na Universidade Técnica de Viena e é editor associado da revista IEEE Transactions on Industrial Informatics.

Desde o início de 2014 que é o responsável pela formação não conducente a grau da Universidade de Aveiro, tutelando a UNAVE (da qual foi também responsável de 1993 a 1998 e de 2002 a 2004), entidade privada para a formação, e a Uinfoc, Unidade de Formação Continuada da UA. A nível empresarial foi sócio fundado

Painel Smart Industry

Fernando Costa Leite
SAP Manager at Olbo & Mehler Tex

Gestor de Sistemas de Informação da Olbo & Mehler Tex

Licenciado em Sistemas de informação, pela Universidade do Minho.

Uma carreira de duas décadas na industria têxtil, nas áreas de planeamento e produção.

Desde 2014 que está na Olbo & Mehler Tex, com o cargo de gestor de sistemas de Informação global.

Tendo à sua responsabilidade todos os projetos do grupo Olbo de sistema de informação.

Painel Transports & Mobility

Miguel Brito da Silva
Diretor TI da Carris

Mestre em Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa. MBA com a especialidade em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduação em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, pelo ISCTE. Licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais, pela COCITE – ISIG.

Após desempenhar funções como responsável comercial e diretor geral em empresas de software de gestão, entrou para o quadro técnico da Carris em 1995, como técnico superior da DCOM – Direcção Comercial, Operações e Marketing. Participou em projectos europeus ligados aos sistemas de bilhética sem contacto, de soluções embarcadas e de mobilidade. Fez parte da equipa da Carris para a selecção, fornecimento e instalação do actual sistema de bilhética da Carris. Foi consultor para os sistemas de Bilhética de Coimbra e do Funchal.

Foi assessor do Director Técnico da Carris, participando nos grupos de trabalho para escolha de autocarros, standarts e minis, do sistema de vídeo vigilância embarcado. Coordenou a negociação de contratos relacionados com os serviços de suporte aos autocarros.

Desde 2007, na OTLIS, A.C.E., Foi o gestor técnico-financeiro do projecto de generalização da Bilhética sem Contacto a todos os operadores privados da AML. Posteriormente, foi Director de Desenvolvimento de Negócio, Inovação e Tecnologia da OTLIS, responsável pelo novo SIIT  – Sistema de Informação Intermodal de Transportes, pelo desenvolvimento e Operação do Portal VIVA. Ainda pelos projectos VIVA GO, premiado o ano passado pela CNA – Calypso Network Association, e VIVA Mobile – NFC HCE e SIM Centric Solution.

Actualmente  é Diretor de Tecnologias e Informação da Carris, gerindo projectos estruturantes na área das comunicações, transformação digital, sistemas empresariais e sistemas embarcados.

Painel Transports & Mobility

António Soares
Diretor TI do Grupo Barraqueiro

Formação em Eletrónica e Computadores com foco em micro-eletrónica e sistemas de informação.

Em 2004 ingressa no mundo dos transportes, na Fertagus, como Responsável de TI.

Responsável por inúmeros projetos no domínio da Ferrovia, nomeadamente Sistema de CCTV IP centralizado, criação de um Centro de Operações e Segurança, Sistema de Manutenção de Material Circulante e aprovisionamentos, bilhética sem contacto, e muitos outros.

Mais recentemente participa no arranque da MTS, transição da concessão da operação da Metro do Porto para o Grupo Barraqueiro e construção técnica das respostas aos cadernos de encargos para Sistemas de Informação da Metro de Lisboa, Carris e STCP.

Atualmente desempenha a função de Diretor de Sistemas de Informação do Grupo Barraqueiro.

Painel Transports & Mobility

José Bernardino
Responsável Sistemas e Redes da CP

Licenciatura em Matemática Aplicada pela Universidade Autónoma de Lisboa 1989 e Pós-graduação em Sistemas de Informação.

Lecionou a disciplina de Comunicação de Dados no Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa e Investigação Operacional no Instituto de Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Desenvolveu carreira na CP desde 1989, tendo no inicio integrado o desenvolvimento do sistema de bilhética ferroviário e gestão de material circulante, na altura o mais completo da Europa. Implementou todas as redes de comunicação e sistemas de suporte à atividade da CP desde 1992. Percursor da virtualização de sistemas na empresa desde 2000 assim como a adoção de sistemas abertos (LINUX) para suporte dos serviços prestados. Implementação de acesso livre à Internet via 3G/WIFI nos comboios desde 2012 e criação do novo sistema para equipar os remodelados Alfa Pendular em 2017.

Painel Smart Cities

Carlos Zorrinho
Eurodeputado

Presidente da Delegação Portuguesa no Parlamento Europeu, Vice-presidente da Delegação UE/Brasil, Membro da Comissão Indústria, Investigação e Energia, da Delegação do Parlamento Europeu para a América Latina e da Assembleia Parlamentar Paritária com os Países de África, Caraíbas e Pacífico. Co-Presidente do Fórum Latino. Membro Substituto da Comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar e da Delegação do Parlamento Europeu para o MERCOSUL.

Painel Smart Cities

Margarida Belém
Presidente da CM Arouca 

Presidente da Câmara Municipal de Arouca, desde outubro de 2017, Margarida Belém é a primeira mulher a liderar esta autarquia. 

Atualmente, assume também a presidência da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e da AGA – Associação Geoparque Arouca. É ainda vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto (Área Metropolitana do Porto) e integra a Direção da Associação de Turismo do Porto e Norte.

É licenciada em Turismo pelo Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, com formação pós-graduada no desenvolvimento e gestão de destinos turísticos. Durante vários anos, foi responsável pelo Posto de Turismo da Região de Turismo da Rota da Luz (RTRL) em Arouca.

Posteriormente integrou os serviços centrais desta Região de Turismo, onde foi coordenadora dos serviços (administrativos, financeiros, técnicos/promoção) e chefe da Divisão de Promoção Interna e Externa.

Painel Smart Cities

João Cadete de Matos
Presidente do Conselho de Administração da ANACOM

Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, com a média de 15 valores (1982).

Diretor do Departamento de Estatística do Banco de Portugal e Professor Associado Convidado da NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa. Presidente da Secção Permanente de Coordenação Estatística do Conselho Superior de Estatística. Membro de vários Comités Internacionais, nomeadamente do Comité de Estatísticas do Sistema Europeu dos Bancos Centrais, do Comité Europeu de Estatísticas Monetárias, Financeiras e da Balança de Pagamentos, do Comité Europeu das Centrais de Balanços, do Comité de Aconselhamento sobre Estatísticas das Finanças Públicas do FMI, do Comité Irving Fisher sobre Estatísticas dos Bancos Centrais e do Forum de Estatísticas Europeias.

Exerceu as funções de Presidente do Comité Europeu das Centrais de Balanços (2014 – 2016) e do Comité Europeu de Estatísticas Monetárias, Financeiras e da Balança de Pagamentos (2011 – 2012). Ingressou no Banco de Portugal em 1985, tendo exercido funções em vários departamentos e sido o primeiro coordenador da Área da Balança de Pagamentos no Departamento de Estatística e Estudos Económicos (1993 – 1998). Foi nomeado Diretor-Adjunto do Departamento de Estatística em 1998 e Diretor desse Departamento em 2004.

No plano académico, exerceu anteriormente funções de docência no ISCTE (1988 – 1999), onde coordenou as disciplinas de Moeda e Bancos e de Economia Monetária, e no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1982 – 1986), onde concluiu a licenciatura em Economia em 1982.

Painel Smart Cities

Paulo Araújo
Enterprise Solutions Manager at Huawei Technologies

Senior Network Engineer
Experiência de 9 anos
Certificado em várias tecnologias (HCNP, HCPA-IP, CCNP, CCDP, etc).

Painel Smart Cities

Jorge Graça
Administrador executivo NOS

BA cum laude in management na Universidade Católica Portuguesa e MBA pela Kellogg Graduate School of Management, Beta Gamma Sigma Award.

Membro do Editorial Board da Dreamia; Administrador na ZON TV Cabo responsável por todas as áreas de produto (Televisão, Banda Larga, Voz Fixa e Voz Móvel), Pricing, Marketing and Comunicação, CRM, Churn e Desenvolvimento de Produto; e negociação de conteúdos e liderou criação de roadmap tecnológico e evolução de plataformas client side TV; Diretor Produto TV Responsável por todas as variáveis de marketing, negociação de conteúdos; Convergência Estratégica e Distribuição na Portugal Telecom; Planeamento e Controlo na Portugal Telecom e Project Leader na empresa Boston Consulting Group.

Painel Smart Cities

João Tremoceiro
Chief Data Officer da CM Lisboa

Licenciado em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora e pós-graduado em Ordenamento do Território e Gestão de Recursos pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Foi professor convidado na Universidade de Évora, chefe de vários serviços na Câmara Municipal de Lisboa. Actualmente ocupa o cargo de Chief Data

Officer e é responsável pela implementação do Centro Operacional Integrado de Lisboa.

Painel 5G Communications

Bruno C. Tomás
Diretor de Programas WBA

Bruno C. Tomás serve como director de programas na Wireless Broaband Alliance (WBA), onde é responsável pela gestão de actividades e working groups com foco na adopção e implementação de tecnologias Wireless (Next Gen Wi-Fi, HS2.0, 5G) e serviços (IoT, Roaming, Interoperability). Desde que se juntou a WBA em 2012, foi um dos poucos na indústria a conduzir implementações de redes NGH/Hotspot 2.0 resultando em pioneiras implementações live na China, USA, Barcelona, Londres, São Paulo, México, Delhi, Bangkok.

Painel 5G Communications

Samuel Ferreira
Wireless Product Manager, Responsible for Huawei 5G promotion

 

Samuel Ferreira tem mais de 12 anos de experiência na área do Wireless.
Nos últimos anos é diretor técnico das soluções Huawei Wireless, garantindo a entrega de alta qualidade dos equipamentos de última geração da Huawei no mercado português.
Foi responsável pela implementação e otimização das primeiras redes 4G da Huawei em Portugal

Painel 5G Communications

Francisco Fontes
Direção Mobilizador 5G – Altice Labs

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico/IST (Set/1991) e doutorado (Nov/2000) pela Universidade Politécnica de Madrid/UPM, no Departamento de Engenharia de Telemática, na área de Gestão Distribuída de Redes de Telecomunicações.

Em Set/1991 ingressou no Centro de Estudos de Telecomunicações, tendo transitado para a PT Inovação e estando actualmente na Altice Labs, onde é consultor sénior.

De Set/2002 a Set/2012, colaborou com a Universidade de Aveiro, Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), como professor convidado, docente e coordenador de alunos MsC e PhD, nas áreas de redes de telecomunicações IP e serviços relacionados.

É pesquisador sénior do Instituto de Telecomunicações e membro da Comissão de Gestão do pólo de Aveiro.

Especializou-se em redes e serviços IP, com foco em redes de acesso local e fixo (DSL, GPON e HFC), IPv6 e Multicast, mas também em IMS, LTE/EPC e VoLTE, C-RAN e MEC. Mais recentemente, tem acompanhado a evolução nas áreas do SDN e NFV e a normalização do 5G.

Tem desenvolvido actividade da investigação (incluindo participação em diversos projetos financiados pela CE, do RACE II ao H2020, e P2020), projetos de desenvolvimento, demonstração, implantação de soluções em clientes, formação técnica para quadros superiores, e consultoria interna e externa.

Painel Trends

Rui Aguiar
Instituto de Telecomunicações

Rui L. Aguiar terminou a licenciatura em Eletrónica e Telecomunicações em 1990, e é atualmente Professor Catedrático da Universidade de Aveiro.
É o responsável pela área de redes, e já foi Adjunct Professor no INI, Carnegie Mellon University e Pesquisador Convidado na Universidade Federal de Uberlândia. É co-coordenador nacional da linha de investigação em Redes e Multimédia, dentro do Instituto de Telecomunicações. É o Coordenador da Plataforma Tecnológica em Comunidades Inteligentes, uma atividade multi-disciplinar orientada à indústria.

Os seus interesses de investigação estão centrado na implementação de novos sistemas de comunicações sem fios, especialmente redes 5G e Internet do Futuro. Tem mais de 400 artigos publicados nestas áreas, incluindo contribuições para o IEEE e para o IETF. Foi Technical e General Chair de vários eventos, organizados pelo IEEE, ACM e IFIP, e é um orador regular em temas de 5G e Internet do Futuro. Atualmente é o Coordenador da Steering Board da Networld2020 ETP, aassociação europeia na área do 5G.

Painel Trends

João Moreira
Administrador NOS

João Ricardo Moreira é administrador da NOS Comunicações, responsável pela unidade de negócio Corporate da NOS, com responsabilidades sobre vendas, desenvolvimento de produto e desenvolvimento de negócio, em telecomunicações e tecnologias de informação. Com mais de 18 anos de experiência (em áreas de marketing, desenvolvimento comercial e planeamento e controlo de gestão), detém um conhecimento profundo da realidade empresarial, com uma visão clara sobre os desafios que se colocam às grandes, médias e pequenas empresas. Tem sido um ativo promotor dos processos de inovação aberta. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com um MBA pelo INSEAD.

Moderadores

Painel Smart Industry

Mário Rui Santos
Co-CEO & Business Development Manager Wavecom

Mário Rui Santos é Engenheiro de Telecomunicações, especialista em tecnologias Wireless, com base na formação e experiência acumuladas ao longo da sua carreira, como:
– Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações envolvendo formação avançada nas áreas de Electrónica de RF e Microondas, Propagação, Antenas e Protocolos
– 9 anos de atividade de I&D, no Instituto de Telecomunicações, com carreira desde investigador até gestor de projetos de desenvolvimento para a indústria e responsável pelo laboratório de Rádio Frequência e Microondas
– 7 anos de atividade como gestor de projetos operacionais e como Diretor Operacional da Wavecom Soluções Rádio SA
Fundador da Wavecom – Soluções Rádio, SA, em 2000.

Painel Transports & Mobility 

José Monteiro Limão
Diretor Geral da Transportes em Revista

Licenciado em Design Gráfico, Comunicação, Equipamento e Interiores.
Fundador da Sodesign e da Dicas & Pistas.
Foi responsável do Núcleo de Promoção e Imagem, do Instituto da Juventude, consultor do Cartão Jovem e Pousadas da Juventude, Rodoviária de Lisboa.
Participou em inúmeros projetos de comunicação nas áreas do coorporate, product branding e editorial.
Fundador e diretor da Transportes em Revista e Veículos Elétricos.

Painel Smart Cities

Vitor Pereira
Smart Cities Visioner

Desde sempre ligado à área da comunicação, mais de 24 anos como profissional de rádio e imprensa. Primeiro como jornalista e editor em rádios e revistas, depois como diretor e fundador.
Nos últimos anos liderou a Agência de Comunicação e Inovação Conteúdo Chave, especializada em novas tecnologias aplicadas ao sector dos Media, Turismo e Cidades. A Conteúdo Chave esteve entre os principais Stakeholders europeus relacionados com as Smart Cities, oferecendo um conjunto vasto de soluções e ferramentas para a utilização nas cidades em todo o mundo. Integra o Roadmap da recém-constituída rede Nacional Smart Cities Portugal.
Neste momento, é Blogger oficial de alguns dos maiores eventos e plataformas globais dedicados ao tema das Smart Cities.

Painel 5G Communications 

Luis M. Correia
IST/INESC-ID

Luis M. Correia obteve o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pelo IST em 1991, onde é Professor na área de Telecomunicações (comunicações móveis e sem fios), e atualmente desempenha ainda o cargo de Vice-Presidente.  É também Investigador Sénior do INESC-ID e Investigador Coordenador do INOV-INESC.  Tem feito consultoria para operadores de comunicações móveis, além da ANACOM e de outras entidades públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID.  Tem participado em e coordenado projetos Europeus, onde também realizou avaliações e auditorias.  Orientou as teses de mais de 200 estudantes, e publicou mais de 450 comunicações em conferências e artigos em revistas nacionais e internacionais, para as quais tem sido também avaliador, editor e membro de comité científico, para além de ter editado 6 livros, e de ter contribuído para documentos estratégicos da Comissão Europeia.  Tem participado ainda em inúmeras atividades aos níveis nacional e internacional.

Painel Trends

Nuno Marques
Co-CEO Wavecom

Nuno Miguel Marques, estudou Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro e fez o MBA na Eudem, Escola de Negócios, em 2009. Em 2011 ganhou o 1º prémio no Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica da Universidade de Aveiro.
Foi Chairman e palestrante em várias conferências da área de Telecomunicações e Empreendedorismo.
Fundador de várias empresas na área tecnológica entrou para a Wavecom em 2002 e é desde então Director Comercial. É actualmente administrador da WPART, holding que detém várias empresas na área de telecomunicações tanto em Portugal como no estrangeiro.